Parcerias com a Cidade
Secretarias Municipais, Delegacia de Ensino, Comunidades Culturais

O MAP, desde seu primeiro aniversário acumula uma série de parcerias, renovadas e ampliadas a cada nova exposição, parceiras em constituir um calendário anual de exposições. Este preceito nasceu da vontade de construção de um museu vivo, de pertencimento, para trabalhar em conjunto com vários segmentos da cidade: - do próprio poder público, da comunidade artística e de associações sócio-culturais da cidade e de manter permanente diálogo para além da Secretaria de Cultura.

Na relação de parceiros deste período estão a Secretaria Municipal de Educação - Assistente Técnico Pedagógico (ATP’s), Fundação Florestan Fernandes, Ação Compartilhada e Adolescente Aprendiz -; a Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Casa Beth Lobo; CREPPIR - Centro de Referência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Centro de Convivência do Idoso, Centro de Referência da Juventude; a Federação e Umbanda e Candomblé de Diadema - FUCABRAD, a Comunidade Negra do Campanário; a Comunidade Eclesial de Base do Campanário; além de vários artistas populares da cidade e região metropolitana da Grande São Paulo.

A partir das visitas monitoradas abrimos contato com escolas municipais, estaduais e particulares; educadores e multiplicadores do Projeto Adolescente Aprendiz e do Projeto Ação Compartilhada; alunos e professores da Unifesp - Diadema.

Essas ações incorporadas à dinâmica cotidiana do MAP se desdobram em ações que visam a construção permanente de um processo ativo, participativo e coletivo.

2008 . Novembro Participação na TEIA, Brasília, DF . Dezembro 4ª FOPP - Feira de Oratórios e Presépios de Paranapiacaba, Santo André, SP

2009 Janeiro 5º Festival Verão 2009, exposição de gravuras do acervo do MAP, Cunha, SP . Maio 7ª Semana de Museus – Museus e Turismo - IBRAM . Julho Debate - Um Caminho na Construção de uma Política de Intercâmbio, Julio Mendonça . Agosto Encontro de Cultura Popular . Lançamento do primeiro Catálogo do MAP . Pré-Conferência Municipal de Cultura Popular . Setembro 3 ª Primavera de Museus - Direitos Humanos - IBRAM - Arte Popular na Educação . Outubro Festa das Crianças . Dezembro - Curso Formação Ação Educativa, Vera Barros - SISEM/SP

2010 . Fevereiro/Março - Encontro Estadual Pontos de Cultura, Guarulhos, SP . Março Comemorações em homenagem ao Mês da Mulher . Conferência Municipal de Cultura . Participação na TEIA Fortaleza, CE . Encontro Multicultural: Arte, Cultura, Religião, Filosofia, Ciências. Diálogos transreligioso e transdisiciplinares . Março- Abril - Exposição no SESC São Caetano – Mestres da Xilogravura - Acervo do MAP . Abril - Dinâmicas de Afirmação Identitária e Arte Popular Ameríndia . Mais Cultura - Cortejo e Solenidade de Abertura . Seminário - Diálogos Circulares, Reflexões Indígenas e Encontro de Culturas . Maio - Emblemas Afro-Baianos de Rubem Valentim, acervo do Museu Afro Brasil . 8ª Semana de Museus – Museus e Turismo - IBRAM . Semana de Museus, Museus para Harmonia Social - IBRAM . Encontro com o Artista, Depoimentos de Amadasi, Luiz Carlos Mattos, Zhena Jerônimo Soares . Junho - II Encontro Paulista de Museus – SISEM/SP - Memorial América Latina . Julho - Eu Tenho Um Sonho: de King a Obama, a Saga do Negro Norte-Americano, acervo do Museu Afro Brasil . Agosto - Mês da Cultura Popular . Debate - Culturas Populares na Cidade, Casa da Música e Casa do Hip Hop, apresentação de Ricardo Amadasi e José Aparecido Krischinak. Setembro - Pinacoteca de São Bernardo do do Campo - O Imaginário Popular na Poética dos Mestres - Gravuras . Outubro - Circuito Sete Cidades - Pinturas de Pierino Massenzi . Novembro . Kizomba: Festa da Raça - Exposição Expressão do Homem Negro.

2011 . Fevereiro . Agô - fotografias de Marcello Vitorino - Projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2010 . Abril . Abril mais Cultura . Maio . 9ª semana de Museu - Museu e Memória . Congresso de História do Grande ABC . Junho . Encontros com a Arte Popular - Parceria com a Secretaria de Educação de Diadema . Participação na Feira Mega Artesanal - Exposição Mestres da Gravura Popular .
Julho . Caminhos da Arte Popular: Acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo . Agosto . Todas as Cores do Mundo: Gravuras de Jeronimo Soares - Projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural de 2010 . Setembro . Mostra de Artes Visuais de Diadema . Outubro . Realização de vídeo institucional do MAP - Parceria com o Ponto de Cultura Reconhecendo-se no Universo Cultural da Arte Popular Brasileira . Jogos e Brincadeiras de Criança na Pintura Popular . Novembro Kizomba: Festa da Raça - Exposição Arte como expressão da fé . Mauricio Pestana: 30 anos de arte pela Igualdade . Dezembro . Mostra das Oficinas de Artes Visuais 2011

 

 

 

 

| A Cidade e suas origens

| Politica Cultural da Cidade

| Construção de um Olhar

| Um Sonho Chamado MAP

| MAP uma bem Público

| Inauguração e Exposições

| MAP e seu acervo

| Parcerias, Ações e Participações

| Os caminhos do MAP

| Equipe de trabalho

| Catálogos Digitais MAP

<< Anterior - Próxima >>

<< Voltar - Home >>

<< Home MAP